top of page

 

Meu grupo jovem ainda tem futuro? 

 

 

 

 

 

 

 

     

 

 

 

 

    Atualmente vivemos num mundo marcado por grandes concorrências, uma luta demasiada em busca de novidades que, por vezes, se distancia cada vez mais do Sagrado. Imagino que seríamos de nossa parte ingênuos se pensássemos que os jovens de nossas Igrejas estão preservados das influências desordenadas da cibernética e dos atrativos das “noitadas”, muito pelo contrário, não é pelo fato por estar simplesmente dentro da igreja, participando de um grupo jovem, estejam livres dessa “tendência” hodierna. Porém, a grande dificuldade que enfrentamos hoje é a de conseguir manter um grupo jovem que não seja volúvel, mas que estejam verdadeiramente comprometidos em viver a radicalidade do Evangelho.  Digo isso, porque podemos claramente identificar na grande maioria de nossas Igrejas, jovens que infelizmente não compreenderam o verdadeiro sentido da vida em Cristo.

      Então te pergunto: o teu grupo jovem ainda tem futuro?

     Pretendo responder esta minha indagação pautada na Sagrada Escritura: “Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do pão e nas orações” (At 2,42).

    A exemplo dos primeiros cristãos, devemos buscar com sinceridade viver hoje esses quatro pontos que nos traz o autor dos Atos dos Apóstolos.  Primeiro, ser atentos às orientações de nossos pastores, pois a eles foram conferidos o mandato de serem nossos guias nesta caminhada de fé; segundo, as nossas próprias reuniões, devem ser cada vez mais dinâmicas, para que todos possam se sentir bem acolhidos; terceiro, penso ser a mais importante, pois é o ápice da vida de qualquer cristão, a EUCARISTIA. É participando bem da santa missa e alimentados pelo Pão da Vida, que estaremos fortalecidos para a dura caminhada. E por fim, e não menos importante, a oração. Sendo neste contato diário com o Senhor, nesse diálogo pessoal com Jesus, seja através da oração silenciosa, seja na leitura orante da Bíblia, buscar sempre estar na presença de Deus, para assim santificar-se cada dia.   

   Contudo, se nós jovens colocássemos em prática com radicalidade o que propõe At 2,42, não encontraríamos grupos jovens tão desanimados como existem em algumas de nossas Igrejas. Uma questão urgente para que você jovem possa ser o diferencial em sua comunidade é a de sair do seu “mundinho” de sua “bolha” e passar a se doar mais ao próximo. O seu grupo só será melhor quando você jovem perder o medo de FALAR DE JESUS, seja por palavras ou principalmente com o testemunho de vida, pois as palavras convencem, porém o testemunho arrasta. O seu grupo só será melhor quando você parar de “doar migalhas”, prefere as novidades do mundo e não se alegra pela convivência e fraternidade de irmãos que buscam (ou deveriam buscar) o mesmo ideal: a santificação. “E o Senhor cada dia lhes ajuntava outros, que estavam a caminho da salvação” (At 2,47c). 

 

Seminarista Edmo Reis (Seminário Diocesano Maria Imaculada – Campos/RJ)

Igreja Jovem

© 2015 por Igreja Jovem. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page